Moedas de São Marino



Catálogo das moedas da República de San Marino, com história, imagens e características das liras e do euro.

Velha moedas
(1864-1938)
Nova moedas
(1972-2001)
Moedas em euro
(2001-...)
Velha moedas de San Marino Nova moedas de San Marino Moedas em euro de San Marino

História

O nascimento de San Marino aconteceu no meio do século IV com a fundação de uma comunhão Cristã na montanha Titano de Marino, um escultor de pedras nascido na Dalmazia que devido as perseguições de Diocleziano, acabou fugindo da jarda do porto de Rimini. O bispo de Rimini Gaudenzio nomeou Marino diácono, enquanto que a nobre romana, Dona Felicissima, deu a montanha à comunidade depois de sua conversão ao Cristianismo. Marino morreu em 3 de setembro de 366.
Graças à pobreza da comunidade e a inacessibilidade dos lugares, San Marino teve sucesso ao manter sua própria independência. Durante o século X, o lugar foi fortalecido para se proteger dos Saracens e dos Normandos, primeiramente, com a realização de três fortalezas e, depois, cercando-as com um muro de defesa. As três fortalezas sobrepujadas por penas de avestruz aparecem no brasão da república que apresenta um ramo de louro à esquerda das fortalezas um ramo de carvalho à direita e uma coroa acima delas.
Durante o século XI, San Marino se torna uma comunidade e em 1253 se torna uma república. Ao término do século XIII, eles começaram numerosas disputas para defender sua independência, particularmente, contra o Estado Pontifical. A independência de San Marino foi reconhecida, finalmente, pelo Papado em 1631, por Napoleão Bonaparte em 1797 e pelo Congresso de Viena em 1815. E desde 1992 que San Marino se tornou membro das Nações Unidas.
A cunhagem de moedas da República de San Marino, dada pela Casa Da Moeda em Roma, começou no dia 22 de março de 1862, seguido do Tratado de Amizade entre a República e o Reino de Itália, sendo renovado sucessivamente em 1939 e em 1971. Em 1939, a cunhagem de moedas esteve suspensa, limitando-se apenas a cunhagem de moedas de ouro. Foram chamadas as moedas cunhadas durante o período 1938-1964 de "cunhagem velha". Em 1972, reiniciou-se a fabricação delas que passaram a serem chamadas de "cunhagem nova".
Embora a República de San Marino não seja um Estado da União Européia, em 2001 o uso do euro foi autorizado para as relações existentes entre o Estado Italiano, assim como se sucedeu anteriormente com o Estado do Vaticano, bem como o Principado de Monaco e o Estado Françês.

San Marino view


Copyright © ilMarengo.com
Moedas de San Marino

San Marino